sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PARAÍSO DOS AGROTÓXICOS

  Substâncias já proibidas em vários países encontram mercado fértil em terras brasileiras.

Segundo estudo o  Brasil é a lixeira tóxica do planeta, desde 2008 somos os maiores consumidores globais de insumos químicos para agricultura. Mas, diante de uma balança comercial envaidecida por números sedutores, discutir os reveses desse modelo agrário tornou-se tabu (que o diga o palestrante da SINGENTA -  no AGROBIO). A eterna e robusta economia agroexportadora, baseada em bens primários de baixo valor agregado, insiste em se reafirmar – ainda que assombrada por uma crise de percepção e acompanhada de temerosas dívidas sociais e ambientais.
Segundo o economista do IBGE, que recentemente estudou propriedades rurais no Paraná, cada
US$ 1 gasto na compra de agrotóxicos pode custar aos cofres públicos US$ 1,28 em futuros gastos
com a saúde de camponeses intoxicados.

" A agricultura no Brasil  sem o adubo químico e agrotóxicos tem futuro?"

Veja reportagem completa no  Link:

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Efeito do desmatamento na quantidade e qualidade da água

O assunto sobre desmatamento e a conservação da água será tema de um evento promovido pela Faber Castell unidade do Prata, neste dia 20 e 21 de Setembro. Neste evento será discutido ações relativas a conservação das nascentes e a influencia da vegetação arbórea na manutenção das nascentes. Falar em não desmatar nos dias atuais é pedir para não ser ouvido, no entanto só os mais conscientes sabem o valor da cobertura vegetal nativa para a quantidade e qualidade da água. Quando várias veredas e nascentes secarem e a disputa pela água for declarada no Brasil, as pessoas vão valorizar as atividades ambientais que preserva a cobertura vegetal próximas aos cursos de água.

Professor Olavo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A POLÊMICA DO AGROTÓXICO NO CAMPO


Atualmente existe uma polêmica quanto ao uso de agrotóxicos no Brasil, alguns profissionais defendem o uso e outros são contra. Os agrotóxicos nas grandes monoculturas são importantes, mais seu uso é indiscriminado e a população está ingerindo alimentos com agrotóxicos. Assista o documentário O VENENO ESTÁ NA MESA, lançado em 2011 e a reportagem que saiu na Revista Veja dia 4 de janeiro de 2012. Acompanhe mais sobre o assunto no texto da Revista Vértice do CREA-MINAS do ultimo trimestre.
De acordo com levantamento da Universidade Federal do Ceará, os agricultores  que fazem aplicação de agrotóxico apresentam índice de leucemia, um tipo de câncer, seis vezes maior que o esperado, em comparação com trabalhadores de atividades não-agrícolas.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Palestra Sr. Robson -Syngenta “Produção orgânicos é uma utopia”


A palestra realizada no workshop AgroBio pela Syngenta sobre agrotóxicos foi produtiva para os dois cursos, apesar de ser mais direcionada ao alunos da Agronomia o maior publico foi da Biologia. Entre os assuntos abordados ficou claro que a intenção era mostrar que o Brasil é um grande produtor de alimento para o mundo e usa de tecnologia avançada de produção ( uso de produtos da Syngenta). Porém existem muitas crianças no Brasil que vão para a escola em busca da merenda escolar. Deste modo, falar que investimento em agrotóxicas e novas tecnologias de aplicação segurança de aplicação resolverá a fome do mundo é uma “lorota”. Em qual momento foi falado sobre as questões relacionadas ao Meio Ambiente? Acredito que investimento em tecnologia de produção de alimentos que realmente vão para mesa do brasileiro seria a solução e não apenas o uso de agrotóxicos.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Veto ao Código Florestal


Veto do Código florestal: Dilma tem até dia 25 para decidir



Chegou apenas dia 7 de maio a Casa Civil da Presidência da República o texto do Código Florestal. Só agora o relógio oficial do veto começou a correr para a presidente da República. Dilma tem até o dia 25 para vetar ou sancionar o texto. A legislação entende que “quem cala, consente”.  Passado esse prazo, a presidente tem 48 horas para se manifestar e, se não o fizer, o novo Código Florestal será sancionado pelo presidente do Senado.
Leia mais no link :
http://www.oeco.com.br/salada-verde/25973-veto-do-codigo-florestal-dilma-tem-ate-dia-25-para-decidir

Código Florestal


Nota do Comitê Brasil pede veto total ao Código Florestal

O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne mais de 200 instituições, divulgou nota nesta sexta-feira, manifestando sua “profunda indignação” com a aprovação, na Câmara dos Deputados, das alterações no Código Florestal. “A aprovação do relatório do deputado Paulo Piau representa o maior retrocesso na legislação ambiental na história do País”, diz a nota.

Leia o documento:

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Armadilha para pegar pernilongo


SERVE PARA QUALQUER PERNILONGO, e MESMO O DA DENGUE, MOSQUITOS e INSETOS VOADORES: 
 Como matar mosquitos ecologicamente correto. 
Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles. 

O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água, 
50 gramas de açúcar mascavo, 
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e
uma garrafa plástica de 2 litros 


Como fazer: 
1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:  
[]

 
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
[] 

3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
[]
 4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
[]
 5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
[]
 Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.
[]
 Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em:  Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc.
Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa! 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Alunos do Curso de Ciências Biológicas identificam espécies vegetais nas praças de Monte Carmelo


Na manhã do dia 17 de março de 2012 alunos do Curso de Ciências Biológicas identificaram as espécies vegetais que compõem a paisagem das praças Getúlio Vargas e da Matriz em Monte Carmelo. As atividades foram orientadas pelo Prof.Olavo e Prof. Bôscolli.  O objetivo da atividade é oportunizar a toda população carmelitana conhecimento acerca das espécies que constituem a paisagem urbana da cidade e proporcionar uma atividade diferente aos alunos participantes.

terça-feira, 20 de março de 2012

Em meio a crise, Planalto ameaça vetar Código Florestal

Sob o efeito da rebelião em sua base de sustentação no Congresso, a presidente Dilma Rousseff já ameaça vetar o Código Florestal caso os deputados forcem a aprovação de um texto que não seja de agrado do Planalto. A bancada ruralista pressiona para que o projeto seja votado logo, mas Dilma já avisou que não tem pressa e trabalha para que a votação fique para depois da Rio +20 (13 a 20 de junho de 2012)


Saiba mais:

A Estação Ecológica de Águas Emendadas


Em tempos em que mais se destrói do que se preserva, estudar animais na natureza é uma tarefa cada vez mais difícil. Por isso as áreas preservadas são importantes e as que existem sejam mantidas e ampliadas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Produtores rurais podem ajudar na preservação de onças no Triângulo


Diante da supressão da vegetação e perda de diversidade na  região do Triângulo Mineiro vários animais  são obrigados a migrarem ou transitarem em busca de alimentos. Como ocorre com as onças parda que saem  em busca de alimento e são mortas por fazendeiros.  Conscientizar os produtores rurais de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, sobre como manter os animais nas fazendas é um dos objetivos do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC). 

terça-feira, 13 de março de 2012

SOBRADE


A SOCIEDADE BRASILEIRA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - SOBRADE é uma entidade civil de caráter técnico-científico e cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, constituída por tempo indeterminado, tendo por âmbito de atuação todo o território nacional. 
A SOBRADE tem por finalidade desenvolver e aprimorar a recuperação ambiental promovendo a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para minimizar os efeitos causados pelas atividades que causam impactos ao meio ambiente. 
Entre no site e confira os evento deste ano.




Link:

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nova espécie de inseto

Psquisadores da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) descobriram uma nova espécie de inseto, parecida com um mosquitinho comum, pequena – o macho mede 0,3cm – e que tem como hábito atacar pés de araçá. O novo artrópode recebeu o nome de Elachypalpus psidii.
Veja mais: